SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue80On the dialectic between researched and performed pedagogical work: the academic production of Liliana Soares FerreiraThe schooling of the parents of youth and adult education students in debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CARDOSO, Otávio Augusto de Oliveira  and  MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Desenvolvimento de metodologias e estratégias ativas de ensino com TIC na formação de professores para o Ensino Superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.214-229.  Epub Apr 29, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao03.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que investigou a utilização de metodologias e estratégias ativas com uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino superior, com base em duas categorias de análise: contribuições para a prática docente e possibilidades vislumbradas com o uso das TIC. A abordagem utilizada envolveu estudo de caso no componente curricular Metodologias do Ensino Superior com TIC (MESTIC), desenvolvida no Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os resultados alcançados indicam que o componente curricularampliou as experiências com práticas docentes, vinculada a utilização das TIC para a formação dos estudantes. Outro resultado foi a ampliação de possibilidades virtuais para o exercício da docência como forma de ressignificar metodologias e estratégias educacionais e a aquisição de recursos tecnológicos para desenvolvimento do trabalho docente.

Keywords : Formação docente; Metodologias ativas; Tecnologias da informação e comunicação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )