SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue80Development of active teaching methodologies and strategies in ict in teacher training for higher educationSome considerations on the Philosophiae Doctor and academic plagiarism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

FERREIRA, Luís Carlos. A escolaridade dos pais dos estudantes da educação de jovens e adultos em debate. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.230-242.  Epub Apr 29, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao04.

O propósito do texto é analisar a relação do nível de escolaridade dos pais dos estudantes matriculados na educação de jovens e adultos e as possíveis influências reveladas no processo de retorno às salas de aula da modalidade. A abordagem intergeracional e interdisciplinar dessa discussão, desperta interesse de entender se existe [ou não] relação entre a escolaridade dos pais com a situação dos estudantes, os quais, por razões diversas, deixaram de dar continuidade aos estudos na idade esperada, mas retornaram às salas de aula em busca de aprendizagem, formação e certificação escolar. A base teórica procede de Bourdieu (2003), DaMatta (2002), Castel (2010), Freire (1987) e Escóssia (2021) cujos processos de formação escolar e humana passam pela força do papel com a certificação e a apreensão dos conhecimentos como instrumentos de emancipação do indivíduo. A pesquisa qualitativa, do tipo participante, permitiu a interlocução feita in loco, com 33 (trinta e três) estudantes do ensino fundamental de uma escola pública, da EJA, no interior do estado do Ceará, em conversas gravadas em áudio, com base em três perguntas que pautaram a análise nas falas dos estudantes-respondentes. Diante dos achados no estudo, foi possível verificar a necessidade de superação das histórias familiares de insucesso escolar conduzidas a uma não repetição dessa trajetória intergeracional; a prospecção de um futuro possível mediante a certificação alcançada na conclusão da etapa escolar e, por fim, as chances de mobilidade social prometida com a certificação, convertida em melhores oportunidades profissionais associadas à transformação social.

Keywords : Educação de jovens e adultos; Certificação escolar; Escolaridade dos pais..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )