SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue80Some considerations on the Philosophiae Doctor and academic plagiarismCreativity in the Pedagogical Performance of the tutor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

GOMES, Fábio Alves; TORRES, Marck de Souza  and  VILLAR, Valter Luciano Gonçalves. A inclusão perversa: Ensino Superior, pandemia e desigualdade socioeconômica no Amazonas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.263-279.  Epub Apr 29, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao06.

A crise sanitária e humanitária causada pela pandemia de COVID-19 no Amazonas teve impactos significativos em diversos setores da atividade humana, incluindo o campo educacional. Neste estudo, foi realizada uma análise sobre como a desigualdade socioeconômica, os desafios geográficos e as deficiências nas políticas públicas de acesso e permanência afetaram os jovens universitários no interior do estado durante o período pandêmico. O estudo contou com a participação de 143 universitários, com idades entre 18 e 44 anos (média de 23,5; desvio padrão de 5,1), sendo 58,7% mulheres cisgênero e 40,5% homens cisgênero. Em relação à raça, 67,1% se autodeclararam pardos e 19% indígenas. Os resultados evidenciaram as dificuldades decorrentes das condições geográficas, socioeconômicas e psicossociais enfrentadas pelos estudantes durante a pandemia. Essas dificuldades revelam mecanismos sutis presentes na dinâmica de inclusão/exclusão, desencadeando sentimentos de ansiedade, depressão e desafios para lidar, simultaneamente, com os efeitos da pandemia e o ensino remoto. Conclui-se, portanto, que é fundamental estar atento às armadilhas da exclusão, a fim de evitar uma inclusão perversa e a perpetuação do status quo de opressão, invisibilidade, reprodução e agravamento das desigualdades sociais no Amazonas. É necessário empreender esforços contínuos para a constituição de uma educação na região amazônica, promotora de justiça social.

Keywords : Pandemia; Ensino superior; Inclusão; Amazonas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )