SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue80Perverted inclusion: Higher education, pandemic, and socioeconomic inequality in AmazonasContinuing Teacher Education as a Locus for Educational Product Evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SCHRAIBER, Rogério Tubias  and  MALLMANN, Elena Maria. A criatividade na performance pedagógica do tutor. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.280-297.  Epub Apr 29, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao07.

Inserido no contexto da Educação a Distância, este estudo aborda o tema da criatividade na performance pedagógica de um grupo de tutores de cursos de pós-graduação, em nível de Especialização, da Universidade Aberta do Brasil vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. Em relação ao problema de pesquisa, questiona-se como o tutor potencializa o desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem criativo. Como objetivo, buscouse compreender quais são os princípios da performance pedagógica do tutor que potencializam o ensino-aprendizagem na perspectiva da criatividade. O referencial teórico está embasado nos componentes da criatividade, propostos por Nikerson, Perkins e Smith (1997), nos Estudos da Performance, em relação aos termos da realização da performance, apresentados por Schechner (2006), e no conceito de performance docente, desenvolvido por Malmann (2008). Em termos metodológicos, desenvolveu-se um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujo montante de dados foi analisado mediante as etapas da unitarização, da categorização e do novo emergente, pertencentes à Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016). Como resultado, obteve-se cinco categorias de pesquisa, das quais este artigo destaca a da criatividade. Conclui-se que a criatividade é um princípio potencializador do ensino-aprendizagem criativo pelo fato de representar o desenvolvimento de ações e estratégias pedagógicas que caracterizam a performance do tutor como invenção pedagógica.

Keywords : Criatividade; Performance pedagógica do tutor; Estratégias pedagógicas; Ensino-aprendizagem criativo..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )