SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue80Continuing Teacher Education as a Locus for Educational Product EvaluationKnowledge as creation: subversion of educational technology in the periphery of capitalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Aspectos das culturas escolares da escola primária em Brasília nas colunas de Yvonne Jean (1962-1964). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.318-331.  Epub Apr 29, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao09.

O artigo, de caráter historiográfico, tem por objetivo investigar alguns aspectos das culturas escolares da escola primária em Brasília entre os anos de 1962 e 1964, tomando por fontes os textos publicados pela jornalista Yvonne Jean no jornal Correio Braziliense. Em termos metodológicos, foram lidas as colunas assinadas por ela ao longo dos anos 1960, selecionando-se aquelas que faziam referência às culturas escolares nas escolas primárias de Brasília. Com base nessa seleção, formou-se um banco de dados temático dentro do qual, em função dos limites deste artigo, são destacados dois aspectos das culturas escolares: a formação docente e os clubes escolares. No que toca à formação de professores, observou-se que nos primeiros anos de funcionamento do sistema de ensino de Brasília, o governo do Distrito Federal, por meio de sua Fundação Educacional e servindo-se de parcerias celebradas pelo INEP com órgãos internacionais, ofereceu à suas docentes primárias, ao menos, duas oportunidades formativas: o curso do projeto número 1 da UNESCO e os cursos do PABAEE. Já os clubes escolares constituíram-se, naqueles momentos fundantes da escola primária em Brasília, em táticas adotadas por professoras e alunos para atingirem uma das finalidades da estratégia representada pela proposta de Anísio Teixeira para o ensino da capital: a socialização dos educandos. Por fim, ao enfocar esses aspectos das culturas escolares em suas colunas, a jornalista Yvonne Jean ajudava a dar visibilidade, para seus leitores, das iniciativas que se vinham tomando para a materialização do projeto educativo pensado para a nova capital.

Keywords : História da Educação; Culturas Escolares; Brasília; Yvonne Jean; Correio Braziliense..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )