SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue80Knowledge as creation: subversion of educational technology in the periphery of capitalismAdvances in content analysis in education research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

KUSTER, Eliane  and  VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Formação de professores em cursos normais superiores: um “estado do conhecimento” (2003-2016). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.348-364.  Epub Apr 29, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao11.

O artigo teve como objeto de estudo a formação de professores em cursos normais superiores. A questão proposta foi: O que vem sendo produzido sobre a formação de professores em cursos normais superiores? Em busca de respostas, delineou-se o objetivo geral: analisar a produção científica acerca da formação de professores em cursos normais superiores e os objetivos específicos: elencar o que vem sendo produzido nessa área, averiguar a evolução e as características das pesquisas e identificar recorrências pertinentes a temática. Para tanto, foi realizado um “estado do conhecimento”, com apoio em Morosini (2015) e Romanowski e Ens (2006). O corpus de análise foi composto por produções brasileiras exportadas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O recorte temporal foi estabelecido entre 2003 e 2016. Os dados produzidos foram analisados segundo as orientações de Bardin (1977), que permitiram identificar duas categorias: teoria e prática pedagógica na formação de professores e formação de professores na perspectiva da história da educação e das políticas educacionais, das quais afloraram cinco subcategorias, que favoreceram a investigação das produções selecionadas. A pesquisa permitiu refletir sobre a organização da educação no país, políticas educacionais responsáveis pela institucionalização da formação de professores e práticas pedagógicas. Os resultados demonstraram que os cursos normais superiores, em suas breves trajetórias, tiveram relevância na história da educação brasileira.

Keywords : Formação de professores; Curso normal superior; “Estado do conhecimento”..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )