Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
On-line version ISSN 1981-4690
Abstract
SANCHOTENE, Mônica Urroz and MOLINA NETO, Vicente. Rotinas, estratégias e saberes de professores de educação física: um estudo de caso etnográfico. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.03, pp.447-457. ISSN 1981-4690.
O presente artigo buscou identificar a constituição da prática pedagógica de professores de educação física e compreender qual a relação entre as experiências vividas pelos professores e a sua prática pedagógica. Desenvolvemos um estudo de caso etnográfico com sete professores de educação física de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas e 200 horas de observação participante. A pesquisa está fundamentada nas teorias da ação e na nova epistemologia da prática. Identificamos que os professores desenvolvem rotinas e estratégias criativas, baseadas fundamentalmente em suas experiências vividas, para alcançar os objetivos de suas aulas e que sua prática pedagógica está relacionada aos saberes que os mesmos produziram ao longo de seu ciclo de vida. O estudo foi apresentado aos colaboradores como forma de validação da pesquisa e de estabelecer um diálogo que propiciasse aos professores refletir sobre as suas práticas.
Keywords : Educação Física; Prática Pedagógica; Experiências Vividas; Formação de Professores.