SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Effect of temporal occlusion of the attack action on defensive decision making in volleyballAttitudes of elementary school students in relation to Physical Education classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

SANTOS, Rodrigo de Miranda Monteiro; MORAES, Emerson Luciano  and  COSTA, Israel Teoldo da. Análise de padrões de transição ofensiva da Seleção Espanhola de Futebol na Copa do Mundo FIFA(r) 2010. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.1, pp.119-126. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000100119.

O objetivo do artigo consiste em identificar os padrões de transição ofensiva (defesa-ataque) da seleção espanhola de futebol na Copa do Mundo FIFA(r) 2010 através da análise da frequência das formas de aquisição/recuperação da bola (FAR) e dos setores do campo onde se sucederam essas ações. A amostra do estudo integra 895 sequências ofensivas realizadas durante os sete jogos da seleção espanhola na competição. Para a coleta dos dados, utilizou-se a observação de vídeos de partidas televisionadas. Os dados foram registrados e quantificados utilizando-se planilhas de Excel 2007 for Windows(r). Realizou-se análise descritiva (frequência e percentual) para as variáveis "setor" e "FAR". O teste do qui-quadrado (χ2) foi utilizado para comparar a distribuição dos casos entre os valores das variáveis analisadas com nível de significância de p < 0,05. Foram calculados os valores residuais padronizados (e) das FAR em função do setor do campo, e também do setor do campo de acordo com a FAR. Para o tratamento dos dados utilizou-se o "software" IBM SPSS versão 20. As variáveis "interceptação" e "fragmentos constantes do jogo" apresentaram frequência significativamente maior do que as outras FAR em todos os setores do campo, enquanto que a variável "interceptação" manifestou maior frequência nos setores defensivo (e = 2,73), médio defensivo (e = 5,51) e médio ofensivo (e = 2,41) e a variável "desarme" teve frequência significativamente maior no setor médio defensivo (e = 4,85). Logo, conclui-se que houve maior ocorrência de fragmentos constantes do jogo no setor defensivo, de interceptações, no setor médio defensivo e médio ofensivo e de fragmentos constantes do jogo, no setor ofensivo, o que sugere que a seleção espanhola demonstra predisposição a evitar confrontos 1x1 no setor defensivo.

Keywords : Futebol; Tática; Análise de jogo; Transição ofensiva..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )