SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue01O conhecimento sobre a violência de gênero entre estudantes de Medicina e médicos residentesO uso da técnica de role-playing como sensibilização dos alunos de Medicina para o exame ginecológico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MUNIZ, José Roberto  and  EISENSTEIN, Evelyn. Genograma: informações sobre família na (in)formação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.01, pp.72-79. ISSN 1981-5271.

Os autores apresentam o genograma como um instrumento clínico de trabalho para o profissional de saúde. Fundamentado na teoria sistêmica, o genograma possibilita analisar o contexto psicossocial do paciente, sua família e sua doença. Por ser um mapa relacional, facilita a visualização do contexto familiar, funcionando como uma “radiografia” psicossocial do paciente. Os autores sugerem seu uso na prática clínica e fornecem exemplos de sua aplicação. Concluem ser um instrumento que favorece a identificação de estressores no contexto familiar, no estabelecimento da relação entre estes e o processo saúde-doença. O genograma evidencia a identificação de padrões transgeracionais de doença e de redes de apoio psicossocial, além de possibilitar a ampliação de estratégias terapêuticas mais adequadas.

Keywords : Psicologia Médica; Educação Médica; Terapia Familiar; Saúde da Família; Relações Familiares; Prática Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )