Revista Brasileira de Educação Médica
On-line version ISSN 1981-5271
Abstract
GONCALVES, Rebeca Jesumary; SOARES, Roberta de Almeida; TROL, Thaís and CYRINO, Eliana Goldfarb. Ser médico no PSF: formação acadêmica, perspectivas e trabalho cotidianoPhysicians in the Family Health Program: academic training, perspectives, and routine clinical work. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.382-392. ISSN 1981-5271.
RESUMO Este trabalho investiga a formação acadêmica e a motivação de médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) para atuarem na área e as vivências adquiridas. Trata-se de estudo exploratório, descritivo e qualitativo. As categorias de análise foram: carência de formação em atenção básica na escola médica e início da carreira; trabalho cotidiano do médico; visita domiciliar; relação multiprofissional na equipe; trabalho médico - realização profissional, rotatividade e falta de perspectivas; compreensão da população acerca do PSF. Os profissionais optaram pelo PSF por motivações pessoais, havendo pouco destaque e preparação para a atividade na graduação. Foi mencionada a importância dos agentes comunitários, do trabalho em grupos e das visitas domiciliares, apesar de alguns referirem impossibilidade de efetuar os dois últimos itens. Há insatisfação profissional devido a sobrecarga de trabalho, dificuldades no relacionamento multiprofissional, falta de retorno financeiro e de reconhecimento de outros profissionais e da população. Foram apontados falta de apoio e vontade política necessários ao êxito do programa. A pesquisa permitiu identificar falta de articulação entre escola médica e gestão municipal na formação de profissionais para atuação no PSF
Keywords : Educação Médica; Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Trabalho Médico; Equipe Multidisciplinar; Medicina de Família e Comunidade.