SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue02Ação formativa e o desafio para a graduação em saúdeAcupuntura: motivações de médicos para a procura de especialização author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

DURAN GONZALEZ, Alberto  and  ALMEIDA, Márcio José de. Ativação de mudanças na formação superior em saúde: dificuldades e estratégias. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.02, pp.238-246. ISSN 1981-5271.

O Curso de Especialização em Ativação de Processo de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, lançado em 2005, disparou inúmeros processos de mudança. Entretanto, poucas experiências ativadas serão divulgadas à comunidade científica. Este artigo analisa dificuldades e estratégias vivenciadas por egressos paranaenses do curso de ativação durante a implantação de processos de mudança em seus cenários locorregionais. Optou-se pela metodologia de pesquisa qualitativa com análise temática preconizada por Bardin. Trabalhou-se com dados secundrios, os trabalhos de conclusão de curso (TCCs), e com dados primários, entrevistas semiestruturadas realizadas com os autores de TCCs, que se caracterizaram como planos de ação. Dos 57 egressos do Paraná, 25 enviaram seus TCCs e 21 foram entrevistados. A análise do corpus evidenciou dificuldades estruturais, metodológicas, administrativas, financeiras e, principalmente, humanas. Estratégias informativas, motivacionais e de convencimento se mostraram eficientes para superar diversas barreiras. Com o desvelamento dessas dificuldades e estratégias, elas poderão ser consideradas durante a organização de futuros planos de mudança, aumentando as chances de sucesso da proposta.

Keywords : Educação em Saúde; Recursos Humanos em Saúde; Política de Saúde; Educação Permanente em Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )