Revista Brasileira de Educação Médica
On-line version ISSN 1981-5271
Abstract
GONTIJO, Eliane Dias; SENNA, Maria Inês Barreiros; LIMA, Luciana Barreto de and DUCZMAL, Luiz Henrique. Cursos de graduação em medicina: uma análise a partir do Sinaes. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.02, pp.209-218. ISSN 1981-5271.
Estudo descritivo analítico dos indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- Sinaes/Inep/MEC. Existem evidências de problemas metodológicos nos instrumentos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Houve variação das matrizes de referência em 2004 e 2007, mudanças nas fórmulas e multicolinearidade no cálculo do Conceito Preliminar e do nível de dificuldade das provas, respectivamente 65% em 2004 e 35% em 2007. Nos dois períodos, quase metade das questões avaliou a capacidade de memorização (47% e 42%). A análise Cart apontou condição sociocultural, rede pública de ensino e percepção de alta oferta de formação complementar pela instituição como fatores associados ao melhor desempenho do concluinte. Tanto a nota no componente específico do concluinte como a diferença entre a nota de formação geral do concluinte e do ingressante são indicadores de forte discriminação de desempenho. Propõe-se um indicador multicritério dessas duas quantidades, que foi capaz de discriminar as instituições bem conceituadas da área médica. Matrizes de referência compatíveis e robustas são necessárias para o monitoramento de cursos que formem profissionais de excelência e que estejam conscientes de suas responsabilidades sociais.
Keywords : Educação Médica; Ensino; Avaliação Educacional; Educação de Graduação em Medicina; Multicritério.