SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue04Avaliação do desenvolvimento de atitudes humanísticas na graduação médicaLigas acadêmicas: motivações e críticas a propósito de um repensar necessário author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BERGER, Sônia Maria Dantas. Violência entre parceiros íntimos: desafios no ensino e atenção em saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.04, pp.526-534. ISSN 1981-5271.

A violência entre parceiros íntimos é um problema de saúde pública, mas, em geral, a integração da atenção a esta complexa problemática social é insatisfatória na formação e na atenção em saúde. Essa situação é examinada neste artigo, com base em evidências e questões levantadas na literatura. Nas experiências internacionais, constatou-se que a busca ativa dos casos nos serviços é priorizada, porém encontra dificuldades na institucionalização das rotinas e sistematização da capacitação desde a educação inicial. No contexto brasileiro, o pouco conhecimento sobre o assunto entre estudantes e profissionais de saúde foi sinalizado, sendo que a incorporação da normatização da assistência à violência sexual dá visibilidade ao despreparo das equipes. As conclusões ratificam limites da formação em saúde baseada no modelo biomédico e do processo de trabalho centrado na figura do médico. Recomenda-se a “problematização” da VPI via processos de ensino-aprendizagem que valorizem saberes e experiências dos educandos e garantam espaços coletivos de discussão, com apoio da incorporação dos referenciais das Ciências Humanas e Sociais nos currículos médicos e de mudanças na educação médica orientadas pela integralidade e intersetorialidade das ações.

Keywords : Violência; Maus-tratos Conjugais; Educação Médica; Educação Profissional em Saúde Pública; Formação de Recursos Humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )