SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01  suppl.01Resolubilidade da estratégia saúde da família e unidades básicas de saúde tradicionais: contribuições do pet-saúdePercepção do processo saúde-doença: significados e valores da educação em saúde author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

ALMEIDA, Francisca Claudia Monteiro et al. Avaliação da inserção do estudante na unidade básica de saúde: visão do usuário. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.01, pp.33-39. ISSN 1981-5271.

Este trabalho avaliou, na perspectiva dos usuários, a inserção do estudante de graduação na atenção básica. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório-descritivo quali-quantitativo em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Fortaleza, Ceará, entre 2009 e 2010. Entrevistaram-se usuários da unidade mediante instrumento estruturado com questões objetivas e discursivas. As respostas às questões discursivas foram investigadas seguindo a técnica de análise de conteúdo e tabuladas quanto à sua frequência nos discursos. Setenta e oito usuários foram abordados, dos quais 51 (65,4%) tinham conhecimento da presença de estudantes na UBS (em atendimento, atividades de educação ou visitas domiciliares) e, por isso, foram entrevistados. Desses 51, 96,1% considera importante a UBS funcionar como campo de estágio; 98,0% referiu que a atuação do acadêmico contribui para a melhoria da atenção à saúde; e 98,0% avaliou o estágio como uma atividade importante para a formação profissional dos alunos; 49,0% dos entrevistados já haviam sido atendidos ou acompanhados por acadêmicos, dentre os quais 96,0% declarou que se sentia confortável com a presença e o serviço dos estudantes. Constatou-se que, na perspectiva dos usuários, a contribuição da inserção dos acadêmicos na UBS é positiva.

Keywords : Avaliação em Saúde; Estudantes; Atenção Primária à Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )