SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01  suppl.01Formação e pesquisa em saúde: relato de experiência na atenção primária à saúdeDa teoria à prática da interdisciplinaridade: a experiência do pró-saúde Unifor e seus nove cursos de graduação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

LEITE, Maisa Tavares de Souza et al. O programa de educação pelo trabalho para a saúde na formação profissional. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.01, pp.111-118. ISSN 1981-5271.

Este estudo descreve as experiências das equipes de trabalho do PET-Saúde após sua implantação na universidade entre 2009 e 2010. Trata-se de relato de experiência retrospectivo, descritivo e inovador, por possibilitar aos estudantes e profissionais a aprendizagem significativa vivenciada no mundo do trabalho na perspectiva da interdisciplinaridade e da Educação Permanente. A prática foi desenvolvida com acompanhamento tutorial na Atenção Primária no lócus da Estratégia Saúde da Família, com vistas a contribuir com a formação dos estudantes de forma multidisciplinar. A partir dos problemas de saúde da população, sob supervisão dos preceptores, os estudantes atuaram junto às famílias, desenvolvendo a integralidade do cuidado, além da elaboração de projetos de iniciação científica com a realização de pesquisas de campo em interface com a comunidade. Analisam-se as principais potencialidades e desafios enfrentados, sinalizando a necessidade de integração entre os cursos de modo a permitir compatibilidade e flexibilidade curricular, com maior integração teórico- -prática. Conclui-se que o programa, embora ainda enfrente inúmeras dificuldades na construção do SUS e da governança nas universidades públicas, tem enorme potencial transformador da realidade ensino-serviço-comunidade.

Keywords : Formação de Recursos Humanos; Prática Profissional; Atenção Primária à Saúde; Educação Médica; Integração Docente Assistencial; Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )