SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue02Revelando fatos, sentidos, afetos e providências sobre o trote em uma faculdade de medicina: narrativa de uma experiência“Quem sou eu? Jogo dos vírus”: uma nova ferramenta no ensino da virologia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio. O pensamento freireano como superação de desafios do ensino para o SUS. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.02, pp.255-263. ISSN 1981-5271.

A construção histórica do Sistema Único de Saúde (SUS) levou à adoção da Saúde da Família como estratégia central para diminuir a distância entre o ideal e o real. A formação dos profissionais é um desafio nesse contexto. Diversas iniciativas para mudanças significativas foram implementadas. O presente ensaio objetiva investigar esse contexto e mostrar a adequação da teoria freireana na construção de modelos pedagógicos crítico-reflexivos, com excelências técnica e social, mas em uma perspectiva ampliada dos processos de saúde.

Keywords : Educação Médica; Educação em Saúde; Saúde da Família; Paulo Freire.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )