SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue03Atenção básica no SUS: publicações do campus São Paulo da Unifesp, 1994-2009 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

ALVES, Fernando Henrique Canhoto et al. Percepções de alunos de medicina sobre marketing médico. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.03, pp.293-299. ISSN 1981-5271.

Introdução: Marketing médico é um assunto controverso, principalmente no que concerne a princípios éticos. Portanto, frente à competição acirrada de mercado, é necessário o preparo profissional. Conhecer a percepção dos alunos de Medicina pode auxiliar na estruturação de alternativas de capacitação. Metodologia: Inicialmente, identificaram-se crenças sobre marketing médico através de grupo focal composto por 12 alunos. Com base nesses dados, dez afirmações para avaliar atitudes foram aplicadas aos alunos de uma Faculdade de Medicina pública brasileira. Resultados: Observou-se falta de clareza sobre o conceito de marketing, preocupação com princípios éticos e necessidade de marketing no mercado competitivo. Na fase de aplicação, foram obtidas 280 respostas de diversos estágios do curso. Apenas 16,8% admitiram contato com o tema. Houve clareza sobre ética em relação ao paciente, influenciada positivamente pela progressão no curso, mas houve divergência na ética entre profissionais. Conclusões: Marketing médico é uma área pouco compreendida e relegada ao currículo oculto, sendo influenciada por transposições inadequadas de métodos didáticos destinados à comunicação profissional para a população leiga. Novos métodos de ensino como a educação tutorial, podem ser uma alternativa para lidar com essas situações.

Keywords : Marketing de Serviços de Saúde; Ética Profissional; Educação Médica; Tutoria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )