SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue03O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioéticaFeedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

OLIVEIRA, Vanessa Teixeira Duque de  and  BATISTA, Nildo Alves. Avaliação formativa em sessão tutorial: concepções e dificuldades. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.03, pp.374-380. ISSN 1981-5271.

A proposta deste trabalho é apreender concepções de estudantes e tutores sobre a avaliação formativa nas sessões tutoriais de um currículo PBL, identificando as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento dessa prática. Um questionário Likert foi aplicado a 11 tutores e 45 discentes do sétimo período do curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros e uma entrevista de aprofundamento foi realizada com a totalidade dos tutores e 20 estudantes. Os entrevistados percebem a proposta formativa da avaliação na sessão tutorial, definindo-a como processual, reflexiva, dialógica, diagnóstica, e enfatizam a possibilidade de feedback como fator motivador e determinante para solucionar as deficiências detectadas e reforçar as potencialidades percebidas. São identificadas dificuldades relacionadas ao desempenho dos docentes, como falta de preparo, ao desempenho dos estudantes (falta de sinceridade, maturidade) e outras decorrentes da inadequação dos critérios utilizados nos instrumentos avaliativos. Os resultados apontam a necessidade de programas de desenvolvimento docente e discente em avaliação, assim como maior compromisso das instituições que utilizam a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas na busca contínua e reflexiva da coerência com os pressupostos pedagógicos estabelecidos pelo currículo.

Keywords : Avaliação Educacional; Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação Médica; Estudantes de Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )