SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue01Desenvolvimento discente no estágio em estratégia saúde da família author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SMOLKA, Maria Lúcia Rebello Marra; GOMES, Andréia Patrícia  and  SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.05-14. ISSN 1981-5271.

Apresentam-se os resultados de uma investigação empírica sobre a percepção de estudantes acerca do processo de construção da autonomia no contexto pedagógico em um curso de Medicina com currículo baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e exploratório, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam boa receptividade/adaptação à ABP, incluindo mudanças nos comportamentos discentes. Porém, questiona-se se essa mudança de postura descrita pelos estudantes representa, efetivamente, uma participação mais ativa na construção do próprio conhecimento - apontando para a autonomia no contexto pedagógico - ou simplesmente uma forma de adaptação ao método.

Keywords : Autonomia Profissional; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )