Revista Brasileira de Educação Médica
On-line version ISSN 1981-5271
Abstract
PONTES, Orlando Domingues de Araújo and SOUSA-MUNOZ, Rilva Lopes de. O internato médico no novo currículo de uma universidade pública: a apreciação do estudante. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.4, pp.519-531. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000400014.
OBJETIVOS:
Avaliar a satisfação dos estudantes do internato do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre seu último rodízio.
MÉTODOS:
Estudo transversal e observacional realizado no curso de Medicina da UFPB, envolvendo estudantes do novo currículo. Foi aplicado um questionário elaborado pelos autores e pré-testado.
RESULTADOS:
Foram incluídos 124 estudantes (91,2% dos internos). A média dos percentuais de estudantes satisfeitos foi de 49,6%, correlacionando-se inversamente com o número de rodízios cursados. O maior grau de satisfação foi observado no rodízio de Saúde Coletiva (76%), e o mais baixo, no de Clínica Médica (23,1%) em todos os aspectos avaliados. Revelaram-se inexistência de preceptoria nos hospitais conveniados, excesso de atividades burocráticas, relacionamento conflituoso com residentes, prática insuficiente e enfoque em problemas muito específicos.
CONCLUSÕES:
A satisfação dos estudantes com o internato médico da UFPB foi baixa. O rodízio de Clínica Médica atingiu os percentuais mais baixos em todos os aspectos avaliados, enquanto o de Saúde Coletiva, os melhores. Constatou-se que o Regimento do internato não está sendo cumprido adequadamente.
Keywords : Internato e Residência; Currículo; Educação Médica.