SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Organizational challenges in strengthening Primary Health Care in PortugalComprehensive and Interdisciplinary Medical Training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

RESTOM, Abrão Georges; RIECHELMANN, José Carlos; MACHADO, Valéria Menezes Peixeiro  and  MACHADO, José Lúcio Martins. Representação Social das Vivências de Estudantes no Curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.370-377. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02082014.

A medicina atua com a prevenção e a cura das doenças humanas num sentido amplo. Uma formação com enfoque em problemas permite ao estudante um poder de análise dos componentes das situações de saúde. O Programa de Integração em Saúde da Comunidade (Pisco) prevê levar estudantes e professores para a vivência da prática voltada à integralidade das ações, valorizando a prevenção e a promoção à saúde. O objetivo deste estudo foi analisar as vivências dos estudantes de Medicina no processo de avaliação das atividades do Pisco do primeiro ao quarto ano do curso e a sua relação com o projeto pedagógico do curso. Foi realizado um estudo descritivo quali-quantitativo. Foram produzidos registros escritos pelos estudantes ao final de cada encontro, de março de 2008 a dezembro de 2011, posteriormente analisados por meio do Discurso do Sujeito e pelo software QualiQuantiSoft®. Os resultados mostram diminuição do número de registros a partir da quinta etapa, pois a partir dela os alunos iniciam vivências em ambientes diferentes de prática médica e, assim, passam a desvalorizar as atividades no Programa de Saúde da Família.

Keywords : Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Sistema Único de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )