Revista Brasileira de Educação Médica
Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271
Abstract
RESTOM, Abrão Georges; RIECHELMANN, José Carlos; MACHADO, Valéria Menezes Peixeiro and MACHADO, José Lúcio Martins. Representação Social das Vivências de Estudantes no Curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.3, pp.370-377. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02082014.
A medicina atua com a prevenção e a cura das doenças humanas num sentido amplo. Uma formação com enfoque em problemas permite ao estudante um poder de análise dos componentes das situações de saúde. O Programa de Integração em Saúde da Comunidade (Pisco) prevê levar estudantes e professores para a vivência da prática voltada à integralidade das ações, valorizando a prevenção e a promoção à saúde. O objetivo deste estudo foi analisar as vivências dos estudantes de Medicina no processo de avaliação das atividades do Pisco do primeiro ao quarto ano do curso e a sua relação com o projeto pedagógico do curso. Foi realizado um estudo descritivo quali-quantitativo. Foram produzidos registros escritos pelos estudantes ao final de cada encontro, de março de 2008 a dezembro de 2011, posteriormente analisados por meio do Discurso do Sujeito e pelo software QualiQuantiSoft®. Os resultados mostram diminuição do número de registros a partir da quinta etapa, pois a partir dela os alunos iniciam vivências em ambientes diferentes de prática médica e, assim, passam a desvalorizar as atividades no Programa de Saúde da Família.
Keywords : Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Sistema Único de Saúde.