SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4I Forum of Paulista Medical Student Support Services — Forsa Paulista — “The Letter of Marília”Training and Qualification of Health Professionals: Factors Associated to the Quality of Primary Care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PINELI, Paula Pereira; KRASILCIC, Sara; SUZUKI, Fábio Akira  and  MACIEL, Maria Goretti Sales. Cuidado Paliativo e Diretrizes Curriculares: Inclusão Necessária. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.540-546. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01182015.

Cuidado Paliativo (CP) é uma abordagem multiprofissional que visa à qualidade de vida de pacientes com doenças ameaçadoras de vida e de seus familiares. Com o avanço das doenças crônico-degenerativas, estima-se que mais de 20 milhões de pacientes no mundo têm necessidade deste perfil de cuidado. No que tange à formação médica direcionada a essa demanda crescente, há escassa menção nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Contudo, ao se avaliar o texto oficial, observam-se diversas congruências das orientações gerais com os princípios do CP, como: formação humanística, priorização de pacientes em vulnerabilidade, valorização da dignidade humana, bioética, respeito à autonomia do paciente, abordagem centrada na pessoa, trabalho em equipe, abordagem familiar, comunicação, condutas baseadas em evidência. O estudo destes pontos em comum evidencia o CP como potencial espaço formador para aquisição de habilidades e competências requeridas pelas orientações oficiais. Neste sentido, a inserção na graduação ampliará a formação profissional de futuros médicos, podendo contribuir ainda com a garantia de uma assistência de qualidade a pacientes com doenças graves, em especial na fase final de vida.

Keywords : Cuidados Paliativos; Educação de Graduação em Medicina; Currículo; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )