SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4The Evolution of Medical Students’ Interest in Primary Healthcare throughout their Degree CourseTraining and Practice of the Medicine Teacher: a Study Performed at the Federal University of Rondônia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

HERMES, Fabiola Chesani; CUTOLO, Luiz Roberto Agea  and  MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. A Concepção de Estudantes de Fisioterapia que Participam do Ensino Baseado em Problemas sobre o Processo Saúde-Doença. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.627-634. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01202015.

O objetivo deste ensaio foi investigar a concepção dos docentes e discentes fisioterapeutas que participam do Ensino Baseado em Problemas (PBL) sobre o processo saúde-doença. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, por meio do estudo de caso numa escola de ensino superior de Fisioterapia em Portugal. A técnica de coleta de dados foi o questionário. Os dados coletados foram analisados pela Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram as categorias saúde como ausência de doença, saúde como bem-estar, saúde relacionada aos determinantes sociais e a percepção do sujeito. É possível no PBL uma prática pedagógica em prol de uma formação mais humana e crítica, desde que seja vivenciado enquanto método ativo de ensino nos moldes apontados na literatura.

Keywords : Processo Saúde-Doença; Ensino Baseado em Problemas; Educação Médica; Fisioterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )