SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Views on the Health-Disease Process Among Physiotherapy Students to Have Participated in Problem-Based LearningValidating a Subject Assessment Tool at a Brazilian Medical School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

FERREIRA, Chrystiano de Campos  and  SOUZA, Ana Maria de Lima. Formação e Prática do Professor de Medicina: um Estudo Realizado na Universidade Federal de Rondônia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.635-643. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01012015.

Objetivo

Analisar a formação e prática pedagógica do médico-professor situada no contexto dos cursos de Medicina das três instituições de ensino superior que oferecem a formação médica em Porto Velho (RO), tendo como referência as percepções dos próprios médicos-professores.

Métodos

A pesquisa teve abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa, sendo composta de duas fases. A primeira foi constituída pela aplicação de um questionário, e a segunda foi efetivada com a realização de entrevistas semiestruturadas.

Resultados

O estudo permitiu identificar que os saberes docentes são construídos com as vivências de cada professor e não necessariamente por meio de cursos específicos.

Conclusão

Os médicos-professores estão satisfeitos com o seu conhecimento e a experiência adquirida durante os anos de docência. Para os entrevistados, ter uma formação docente específica não é um pré-requisito para ser um “bom” professor de Medicina.

Keywords : Educação Superior; Educação Médica; Docentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )