SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Tutorial Groups as a Strategy for Meaningful Learning among Medical StudentsThe Meaning of Health and Illness for Medical Students during the Undergraduate Course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

TANAKA, Márcia Miki; FURLAN, Larissa Lazzarini; BRANCO, Leda Maria  and  VALERIO, Nelson Iguimar. Adaptação de Alunos de Medicina em Anos Iniciais da Formação. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.663-668. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00692015.

No início e no decorrer da graduação, problemas de adaptação, competitividade, decepção, solidão e dificuldade nos relacionamentos constituem importantes fontes de sofrimento para os graduandos de Medicina. Este estudo tem como objetivo descrever o perfil sociodemográfico e percepções de acadêmicos do segundo ano de Medicina de uma faculdade do interior do Estado de São Paulo quanto a motivações na escolha do curso e instituição, dificuldades de adaptação à vida universitária e saída de casa. Foram incluídos 38 alunos, que responderam a um questionário semiestruturado, elaborado pelos pesquisadores, que continha dados de identificação, levantamento socioeconômico e perguntas sobre o curso, disciplinas, faculdade e vida fora de casa. Nos resultados, quanto à motivação para escolha do curso, destaca-se a afinidade pela área da saúde (n = 27). As principais dificuldades de adaptação à graduação citadas foram excessivo número de atividades (n = 24) e falta de organização pessoal (n = 17). Em relação à saída de casa, relataram saudade do convívio familiar (n = 35), associada a maior liberdade (n = 19). Com relação à faculdade, destaca-se a falta de assistência/organização para receber os alunos (n = 11), sugerindo que se dê maior atenção ao acolhimento e apoio no período de adaptação.

Keywords : Estudantes de Medicina; Saúde Mental; Escolha da profissão; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )