SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Stress among Medical Students and Academic PerformanceSocial Representations of Health Professionals regarding Learning and the Internet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BELARMINO, Larissa Nayara Martins; MARTINS, Malu Frade  and  FRANCO, Mariane Cordeiro Alves. Aspirações Médicas: Análise dos Alunos do Internato das Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.685-693. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01682015.

Este estudo tem como objetivo analisar a aspiração profissional dos alunos do internato de medicina das instituições de ensino superior do Estado do Pará. Foi realizado um estudo comparativo, prospectivo e analítico com 255 alunos, por meio de protocolos próprios, que contêm informações sobre as intenções dos futuros médicos. Observou-se que 100% desejam se especializar, sendo que para 85,9% dos estudantes da instituição privada e 76,5% das instituições públicas o primeiro objetivo após o término do curso é a residência médica. As principais especialidades escolhidas foram, em ordem decrescente: Cirurgia Geral, Pediatria e Oftalmologia. Um percentual significativo dos participantes pretende seguir a carreira docente e 67,4% e 70% dos alunos das instituições privada e pública, respectivamente, almejam ingressar no mestrado e doutorado. Conclui-se que a maioria dos estudantes das IES do Pará pretende se especializar por meio da residência médica, mestrado/doutorado e seguir a carreira docente, sendo motivados, principalmente, pela afinidade com a área escolhida, estimulados pelos professores das áreas afins.

Keywords : Estudantes de Medicina; Internato; Educação Médica; Especialização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )