SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4The Patient and the Experience of Bedside TeachingMeaningful Learning and the Electronic Reflective Portfolio in Medical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MELO, Maria do Carmo Barros de et al. Curso de emergência utilizando E-learning e simulação: visão do participante. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.713-719. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e02482014.

O uso da simulação e da educação a distância tem aumentado consideravelmente na área da saúde, permitindo o desenvolvimento de competências de forma ética e segura. O objetivo deste artigo é descrever a concepção e a avaliação de um curso semipresencial de emergência pré-hospitalar para médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Brasil. O curso a distância foi composto por 13 aulas, e a parte presencial por dez estações temáticas. Os participantes responderam a um questionário semiestruturado (escala de Likert) como forma de avaliar o curso. Participaram do curso 203 (63,6%) médicos e 116 (36,4%) enfermeiros. A maioria dos médicos (72,1%) tinha terminado seus estudos havia mais de cinco anos e tinha pouca prática (72,9%) em medidas de suporte avançado de vida. O curso a distância foi bem avaliado quanto a qualidade geral e dos vídeos, uso de imagens e animações, e usabilidade do sistema. A plataforma de ensino foi considerada amigável. A parte de simulação foi bem avaliada. O curso utilizou metodologia baseada em simulação e educação a distância, sendo bem avaliado. A plataforma de ensino foi classificada como boa e de fácil utilização.

Keywords : Simulação; Medicina de Emergência; Educação a Distância; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )