SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Effectiveness of Medical Student Programmatic Assessment: A Case Study Based on Experiences of Students and Teachers from a British Medical SchoolPedagogical Preparation for Physicians and their Performance in the Medical Course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PINHO, Giovanna Carvalho et al. Monitoria e Aprendizagem Baseada em Equipes: Uma nova estratégia híbrida para Educação Médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2018, vol.42, n.3, pp.162-170. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n3RB20180042.r2ING.

A educação médica tem mudado bastante nos últimos anos, principalmente pelo surgimento de novos conceitos relacionados aos processos de ensino-aprendizagem que preconizam o emprego de métodos ativos, tais como a Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), do inglês Team-Based Learning (TBL). A monitoria é uma estratégia bem estabelecida para atividades de ensino que tem sido utilizada em vários cursos de graduação. Esse artigo descreve o teste piloto de um novo modelo de monitoria desenvolvido por meio da adaptação do ABE, então denominado método “PAL-TBL”. O método foi aplicado durante as aulas de Fisiologia Humana com os estudantes do primeiro ano do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco – campus Garanhuns, Brasil. O método PAL-TBL foi delineado como uma modalidade de ensino-aprendizagem para contribuir para a formação acadêmica dos estudantes de Medicina. Nesse sentido, a dinâmica organizacional e o desenvolvimento das atividades deram-se durante os anos de 2016 e 2017. A metodologia utilizada foi a seguinte: (i) momento I ou de preparação de material (contexto/cenário) e estudo/análise desse material pelos participantes; (ii) momento II de verificação do conhecimento prévio (teste individual e em equipe), levantamento de dúvidas e feedback e (iii) momento III de aplicação dos conceitos. Vale ressaltar que o momento II contou com momento avaliativo do trabalho das equipes e do material preparado. A produção do material, contexto, questões e devolutiva, foi realizada por meio da interação entre os estudantes monitores e o professor, com o intuito de inserir as experiências vividas previamente, bem como elucidar a importância do uso de métodos ativos durante a formação acadêmica para o desenvolvimento de competências úteis para a prática médica. O desenvolvimento da metodologia proposta levou os estudantes a refletirem mais sobre os problemas apresentados durante as discussões em sala de aula, permitindo uma rica experiência de aprendizagem. Aplicações futuras do PAL-TBL com estudantes de anos mais avançados do curso serão realizadas para ampliar os benefícios da estratégia desenvolvida para a formação médica.

Keywords : Monitoria; Aprendizagem Baseada em Equipes; Trabalho em equipe; Competência educacional.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )