SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Problem-based clinical record as an instrument to develop competences in a medical residency programInclusion of palliative care teaching in medical schools in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

VALE, Thais Campelo Bedê et al. Fatores por trás do burnout crescente em estudantes de medicina. Os critérios são tão importantes?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.2, e054.  Epub Mar 05, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200193.ing.

Introdução:

A saúde mental dos estudantes de medicina tem sido uma preocupação para a comunidade científica, especialmente como resultado da epidemia de comorbidades mentais que se tornaram comuns entre os vários grupos sociais da sociedade moderna.

Objetivos:

Este estudo teve como objetivos avaliar a prevalência de burnout em estudantes do primeiro ao quarto ano de um curso de Medicina e comparar as diferentes classificações de critério diagnóstico da síndrome.

Métodos:

Um total de 511 estudantes de três universidades brasileiras responderam a dois instrumentos validados para avaliar burnout e qualidade de vida, e a um questionário elaborado pelos autores para avaliar dados sociodemográficos e hábitos.

Resultados:

Houve prevalência de 31,1% de burnout tridimensional, 37% de burnout bidimensional e 44,8% de burnout unidimensional. Constatou-se um maior nível de exaustão no grupo com burnout bidimensional, em comparação ao grupo unidimensional, e verificou-se um maior nível de cinismo naqueles com burnout tridimensional, em comparação ao bidimensional. As variáveis que apresentaram correlação com a síndrome foram as mesmas nos três critérios analisados. Os domínios psicológico e físico foram os mais afetados na qualidade de vida dos escolares com burnout. A exaustão emocional foi a dimensão que apresentou correlações mais fortes com três dos quatro domínios analisados no instrumento WHOQOL-BREF.

Conclusão:

Observaram-se prejuízos nas diversas áreas relacionadas à qualidade de vida dos alunos. Questionamos se o uso do Maslach Burnout Inventory, por meio da abordagem tridimensional, realmente é o critério ideal a ser utilizado na triagem do burnout.

Keywords : Esgotamento Profissional; Estudantes de Medicina; Diagnóstico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )