SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3Learning approaches and their correlation with the teaching environment and individual characteristics in medical schoolSelf-directed learning among primary health care doctors: an analysis in light of the theory of social representations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

LOURENCO, Thaís Silva; BERTOLDO, Angela; SANTOS, Deivisson Vianna Dantas dos  and  STEFANELLO, Sabrina. “De todos os lados, eu me sentia culpada”: o sofrimento mental de estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e177.  Epub July 19, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20210180.

Introdução:

O curso de Medicina é conhecido pela alta prevalência de estudantes diagnosticados com algum tipo de transtorno mental. O ingresso e a formação no curso são marcados por inúmeras modificações no estilo de vida que podem influenciar a saúde mental do indivíduo.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos compreender como se sentem os alunos de Medicina que relatam fazer acompanhamento psiquiátrico por transtorno mental e também identificar aspectos que influenciam o problema mental deles.

Método:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas, guiadas por um roteiro de perguntas abertas que abordaram temáticas preestabelecidas de acordo com o objetivo da pesquisa. A seleção dos sujeitos se deu por meio da técnica bola de neve, em que o primeiro participante foi convidado a indicar outro aluno e assim sucessivamente, formando uma cadeia de referência. Os critérios de inclusão foram os seguintes: ser estudante de Medicina, estar em acompanhamento psiquiátrico e concordar em participar espontaneamente da pesquisa. As entrevistas foram audiogravadas, transcritas na íntegra e convertidas em narrativas para posterior categorização e análise do conteúdo.

Resultado:

Analisaram-se sete entrevistas, nas quais as experiências relatadas apontaram para sofrimentos mentais potencializados ao longo do curso. O recebimento do diagnóstico de transtorno mental e a realização de acompanhamento psiquiátrico e psicológico foram descritos como momentos de alívio e de maior compreensão individual. Contudo, o preconceito dos próprios estudantes quanto aos problemas mentais e a constatação desse estigma em seu entorno foram percebidos como causa para se postergar a busca por ajuda.

Conclusão:

Percebeu-se, por meio das experiências dos alunos de Medicina diante do sofrimento mental, o quanto o estigma é presente mesmo em um curso em que se esperam maior conhecimento e abertura sobre o tema, sendo esse um desafio a ser superado.

Keywords : Transtorno Mental; Sofrimento Mental; Estudantes de Medicina; Autorrelato.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )