SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Educational software: mechanical ventilation simulator and its hemodynamic effectsIntegrative and complementary practices: interest of the academic community and challenges of medical education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

CUNHA, Silvia de Melo et al. A decisão de ser médico: estudo multicultural Brasil-Portugal. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e231.  Epub Nov 23, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210268.ing.

Introdução:

A definição de uma carreira profissional representa a primeira grande decisão do adolescente e, em geral, ocorre num contexto de indecisões, conflitos e transformações, típicos dessa fase da vida.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo conhecer as motivações que levam adolescentes a escolher o curso de Medicina no Brasil e em Portugal.

Método:

Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório, que utilizou entrevistas abertas. Participaram 17 portugueses e 14 brasileiros, ingressantes no curso de Medicina, de uma universidade pública do Norte de Portugal e de uma universidade privada do Nordeste do Brasil, no ano de 2018. Para análise e interpretação das falas, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática.

Resultado:

Identificaram-se duas temáticas - motivações intrínsecas e motivações extrínsecas - e seis núcleos de sentido: disposição para ajudar os outros, tendência natural, medicina como ciência, interesse pela pesquisa, influência de modelos e estabilidade profissional/ status social.

Conclusão:

Os adolescentes ingressantes em Medicina no Brasil e em Portugal apresentaram similaridade na motivação para a escolha profissional. Prevaleceram as motivações intrínsecas, e a disposição para ajudar os outros foi a razão mais frequente para escolher Medicina nos dois países.

Keywords : Adolescência; Escolha Profissional; Motivação; Medicina; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )