SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Student perceptions about tradicional and problem-based approaches in pathological anatomyPerception of the educational environment by students from a public university in Northeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BURG, Luciana Bonnassis et al. Desenvolvimento de um novo instrumento para avaliar a qualidade da comunicação de más notícias pelos médicos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.2, e085.  Epub July 18, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210461.ing.

Introdução:

A maioria dos instrumentos para avaliar a comunicação de más notícias pelos médicos foi desenvolvida para pacientes com câncer e adaptada a outros contextos. Na prática clínica, muitas notícias podem não ser consideradas tão ruins pelos médicos, mas possuem um impacto importante negativo na vida dos pacientes. Assim, ainda há a necessidade de instrumentos para avaliar essa comunicação nos diversos cenários clínicos.

Objetivo:

desenvolver, a partir da perspectiva dos pacientes, um instrumento para avaliar como os médicos comunicam más notícias na prática clínica.

Método:

o estudo foi realizado usando uma abordagem qualitativa exploratória, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade com 109 pacientes em dois hospitais de referência no Brasil. A análise de conteúdo foi utilizada para gerar categorias, a partir das quais os itens iniciais do instrumento foram desenvolvidos. A clareza e a relevância dos itens foram avaliadas por um comitê de 11 profissionais médicos e 10 pacientes.

Resultados:

O instrumento incluiu itens sobre as atitudes dos médicos como atenção, respeito e sinceridade e sobre o compartilhamento de informações compreensíveis na linguagem do paciente. O instrumento inicial foi composto por 19 itens, respondidos em uma escala-Likert de 5 pontos. Após avaliação do comitê de juízes, 2 itens foram modificados e 3 foram excluídos; ficando o instrumento final com 16 itens.

Conclusão:

um novo instrumento com 16 itens foi desenvolvido a partir da perspectiva dos pacientes para avaliar a comunicação de más notícias pelos médicos. Após validação adicional, este instrumento poderá ser útil em cenários reais e diversos de más notícias da prática clínica.

Keywords : Comunicação em saúde; Relação médico-paciente; Instrumento; Qualidade; Médico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )