Revista Brasileira de Educação Médica
Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271
Abstract
CURADO, Paula Fleury et al. Competências colaborativas em gerontologia: perspectivas de graduandos da saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e106. Epub Aug 29, 2022. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220012.ing.
Introdução:
A discussão sobre a grade curricular dos cursos da área da saúde torna-se relevante para a proposição de estratégias de ensino que promovam o desenvolvimento de habilidades colaborativas. Tal condição possibilitará uma mudança na cultura de atenção à saúde, principalmente, para as demandas da pessoa idosa.
Objetivo:
Avaliar as competências colaborativas adquiridas por graduandos em uma disciplina de gerontologia.
Método:
Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição de uma universidade pública, que cursaram uma disciplina optativa com enfoque interprofissional, em 2019. A coleta de dados incluiu a realização de um grupo focal e a aplicação de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo.
Resultados:
Nove alunos avaliados relataram o desenvolvimento de competências colaborativas, como trabalho em equipe, comunicação eficiente e planejamento de cuidado integral à pessoa idosa.
Conclusão:
As expressões individualizadas dos alunos participantes deste estudo nos fazem acreditar que a aprendizagem interprofissional se qualifica como uma oportunidade para desenvolver as competências colaborativas.
Keywords : Relações Interprofissionais; Aprendizado; Comunicação Interdisciplinar; Ensino superior.