SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Genetics in Medicine and Nursing: perceptions of health professionals involved in teaching and learning processABEM consensus for the brazilian medical schools’ communication curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MONIZ, Eliane Teixeira Alfama; RODRIGUES, Rodrigo Machado Franco; SILVA JUNIOR, Josué Francisco da  and  GROSSEMAN, Suely. Distribuição da semiologia do adulto nas escolas médicas do Brasil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e116.  Epub Oct 10, 2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220106.

Introdução:

A semiologia é a base da prática clínica e seu ensino é essencial no curso de Medicina. Este estudo foi desenvolvido por haver uma lacuna no conhecimento sobre sua distribuição no Brasil.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar a distribuição da semiologia do adulto nas escolas médicas brasileiras.

Método:

Trata-se de um estudo transversal descritivo realizado com 226 escolas médicas brasileiras que disponibilizavam a distribuição de semiologia na internet entre as 335 ativas, em dezembro de 2020 (67,5%). As variáveis estudadas foram região geográfica, administração, gratuidade e tempo de existência da escola, carga horária do curso, do internato e de semiologia, e ano(s) ou semestre(s) em que a semiologia era ofertada no currículo. A análise dos dados foi descritiva, e analisaram-se as associações com os testes: t de Student, análise de variância, qui-quadrado de Pearson, U de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e Wilcoxon. Admitiu-se um nível de significância de p < 0,05.

Resultado:

A semiologia foi mais frequentemente ofertada apenas no quarto semestre (n = 40), seguida por sua oferta em dois semestres: quarto e quinto e terceiro e quarto. Entre as 226 escolas, 142 integravam os conteúdos em módulos ou eixos (62,8%). Entre 117 escolas que forneciam a carga horária de semiologia, mediana foi de 240,0 horas (P25-75 = 165,4 - 338,2), sem diferença estatística por região geográfica, administração, gratuidade e tempo de existência da escola. A mediana da carga teórica de semiologia [77,5 horas (P25-75 = 51,7 - 123,5)] foi menor do que a carga prática [147,0 horas (P25-75 = 64,5 - 180,0)], Z = -3,99, p < 0,01. A mediana da porcentagem da carga horária de semiologia no curso foi de 2,9% (P25-75 = 2,0 - 4,0).

Conclusão:

A semiologia é mais frequentemente ofertada no quarto semestre, e sua carga horária não difere por características geográficas, de administração e tempo de existência das escolas estudadas.

Keywords : Semiologia; Anamnese; Exame Físico; Currículo; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )