SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue3Assessment of attitudes related to humanization of assistance by medical studentsMedicine graduates intentions in the face of establishment predictors: Bahia’s Mais Médicos Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

QUEIROZ, Izabela Carneiro de; SANTOS, Gabriela Carneiro dos  and  BARRETO, Bruno Acatauassú Paes. Impacto da tutoria remota no desempenho dos estudantes de Medicina durante a pandemia da Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.3, e094.  Epub July 26, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.3-2023-0034.

Introdução:

Durante a pandemia da Covid-19, foi decretado, na maioria dos países do mundo, o fechamento de diversos setores da sociedade, inclusive das faculdades de Medicina, que passaram a ter aulas virtuais. Nesse sentido, o Cesupa adotou a estratégia de tutoria remota para dar continuidade ao semestre letivo. Tais mudanças trouxeram à tona as limitações do ensino remoto, que pode apresentar-se de distintas formas.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo identificar o impacto, na percepção dos alunos, da tutoria remota em relação à presencial quanto ao seu desempenho acadêmico, durante a pandemia da Covid-19.

Método:

Realizou-se um estudo transversal, descritivo e observacional com 250 alunos mediante a aplicação de questionários virtuais respondidos por discentes do quarto ao oitavo semestre do curso de Medicina do Cesupa, durante o período de fevereiro a dezembro de 2021. Os resultados encontrados foram considerados significativos se valor-p menor que 0,05.

Resultado:

Na pesquisa, notou-se que a tutoria remota demonstrou algumas desvantagens em relação à tutoria presencial, como maior dificuldade do aluno em se concentrar, sensação de estar menos preparado para a prova do módulo, maior dificuldade em sanar dúvidas, menor dedicação e menor motivação durante a tutoria remota. Entre os fatores que podem ser caracterizados pela associação a um pior desempenho acadêmico durante a tutoria remota comparando com a presencial, estão idade de até 20 anos, não ter outra formação complementar e estar no quarto ou quinto semestre do curso. Além disso, notou-se que o gênero não influenciou no desempenho acadêmico durante a tutoria remota.

Conclusão:

Diante disso, percebeu-se que os estudantes tiveram um pior desempenho acadêmico durante a tutoria remota quando comparada com a tutoria presencial, de acordo com a percepção dos participantes.

Keywords : Educação Médica; Tutoria; Covid-19; Desempenho Acadêmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )