SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue3Sexual violence against female students in medical schoolsThe training of Medical students to health care of LGBTI+ people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SOARES, Laís Munhoz  and  IBIAPINA, Cássio da Cunha. Worked example como método de ensino da ausculta cardíaca pediátrica para estudantes de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.3, e107.  Epub Aug 29, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.3-2023-0136.

Introdução:

A performance e a acurácia da ausculta cardíaca de médicos recém-formados estão aquém do esperado, o que resulta em excesso de encaminhamentos para o cardiologista, solicitação de exames desnecessários e atraso diagnóstico. O desenvolvimento de metodologias de ensino eficazes é necessário para melhorar a ausculta cardíaca e a capacidade diagnóstica dos médicos recém-graduados.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo verificar a eficácia do uso da metodologia do worked example, comparada ao ensino tradicional de aulas expositivas da semiologia do aparelho cardiovascular.

Método:

Participaram do estudo 56 alunos do quarto ano da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de um estudo experimental que comparou a eficácia do modelo de ensino baseado na metodologia do worked example com a metodologia tradicional de aula expositiva sobre ausculta cardíaca pediátrica. Os alunos foram randomizados em grupo experimental e grupo de controle, e avaliados em fases distintas - pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste tardio.

Resultado:

A partir da Análise de Variância de Medidas Repetidas, houve efeito significativo em ambos os métodos de treinamento quando se considerou a fase do estudo (p < 0,001). Os dois grupos obtiveram desempenhos semelhantes independentemente do método de treinamento (p = 0,863).

Conclusão:

A metodologia ativa conhecida como worked example pode ser tão eficaz quanto uma metodologia tradicional no ensino e aprendizagem da ausculta cardíaca pediátrica.

Keywords : Educação Médica; Worked Example; Semiologia Cardiovascular; Ausculta Cardíaca Pediátrica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )