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Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

VALADAO, Patrícia Aparecida Silva et al. Validação da versão brasileira do Questionário de Profissionalismo da Penn State College of Medicine. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.4, e130.  Epub Nov 05, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2023-0005.ing.

Introdução:

Avaliar o profissionalismo representa um desafio para os educadores médicos dada a natureza de seu construto que compreende diversos valores, crenças e princípios. A compreensão desse fenômeno psicológico é fundamental para o alcance dos objetivos da educação médica.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos traduzir para o português brasileiro e validar o Questionário de Profissionalismo da Penn State College of Medicine.

Método:

O questionário foi traduzido e adaptado transculturalmente para o português brasileiro com dados de 249 estudantes de Medicina. Na condução da análise fatorial exploratória, utilizaram-se uma matriz policórica e o método de extração Robust Diagonally Weighted Least Squares. Os seguintes índices e critérios de adequação do modelo foram usados: índices de ajuste da raiz quadrada da média do erro de aproximação (RMSEA) < 0,08, índice de ajuste comparativo (CFI) e índice de Tucker-Lewis (TLI) > 0,90.

Resultado:

A análise fatorial exploratória obteve um KMO = 0,920 e um teste de esfericidade de Bartlett significativo (2719,0, gl = 630; P < 0,001). A análise paralela resultou em uma solução de três fatores que apresentou níveis adequados de confiabilidade: relacionamento profissional-paciente, desenvolvimento profissional e compromisso ético. A solução de três fatores foi considerada a melhor para representar os dados.

Conclusão:

O questionário evidenciou boas propriedades psicométricas e adequação para avaliar o profissionalismo dos estudantes de Medicina, contribuindo para o alcance de padrões éticos mais desejáveis na educação médica.

Keywords : Ética Profissional; Profissionalismo; Estudos de Validação; Análise Fatorial Exploratória; Educação Médica.

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