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Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PONTES, Lidianny Michelle da Silva  and  FREITAS, Marise Reis de. Avaliação formativa no internato de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.4, e137.  Epub Nov 19, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2023-0013.

Introdução:

A avaliação formativa é um processo multifacetado que visa contribuir para a formação de um profissional autônomo e reflexivo. É um recurso poderoso na educação médica.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo conhecer o processo de avaliação formativa no internato do curso de graduação em Medicina do campus Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Método:

Trata-se de uma pesquisa observacional com abordagem quantitativa, por meio de aplicação de questionário aos docentes e discentes do internato em modos on-line e presencial, no período de julho a dezembro de 2021.

Resultado:

Responderam ao questionário 27 docentes e 79 discentes. Os docentes têm uma percepção mais positiva que seus alunos, pois 51,9% deles assumiram realizar avaliação formativa, enquanto apenas 41,7% dos discentes do quinto ano e 35,5% dos discentes do sexto ano reconhecem que a realizam. Em relação à definição dos objetivos de aprendizagem, 70,4% dos docentes afirmaram que os apresentam, enquanto apenas 25% e 16,1% dos discentes, respectivamente do quinto e sexto anos, reconheceram que são apresentados a eles. Os docentes e discentes também têm percepções diferentes em relação ao feedback e ao uso de TIC na avaliação formativa, pois, enquanto 70,4% dos docentes assumiram que realizam feedback, apenas 27,1% e 16,1% dos internos do quinto e sexto anos, respectivamente, reconheceram receber com frequência o feedback. Já o uso de TIC foi percebido como razoável por 44,4% dos docentes e muito utilizado pela maioria dos discentes. Discussão de casos foi o método de avaliação formativa mais reconhecido por ambos.

Conclusão:

Os docentes e discentes têm percepções distintas sobre a realização de avaliação formativa no internato de Medicina, e ambos concordam que a capacitação docente é imprescindível para melhorar o processo avaliativo. Percebe-se a necessidade de mais discussões sobre o tema para criar uma cultura de avaliação formativa que mobilize docentes e discentes.

Keywords : Avaliação Educacional; Educação Médica; Internato Médico.

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