Educação: Teoria e Prática
On-line version ISSN 1981-8106
Abstract
PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Aspectos da prática docente: formação do professor e processos de socialização. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.39, pp.38-55. ISSN 1981-8106.
Este artigo apresenta discussão sobre aspectos da prática pedagógica de professores, enfatizando aprendizagens realizadas em processos de socialização ocorridos na escola. Parte-se do conceito de prática docente formulado por Gimeno Sacristán (1999), ou seja, como expressão de conjunto de esquemas práticos que o professor mobiliza em sua ação, e que são adquiridos, entre outros aspectos, pela experiência. Também, utiliza-se o conceito de saberes docentes (TARDIF, 2002). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com dez professores do ensino fundamental I em duas escolas públicas estaduais paulistas. As análises permitem afirmar que parte considerável do ofício é aprendida na prática e são, no mais das vezes aprendizagens tácitas, ou seja, não ocorrem de forma intencional. Na pesquisa, destacaram-se aprendizagens de práticas relacionadas às rotinas escolares e ao funcionamento da escola, práticas de controle e de relacionamento com os alunos e práticas de organização e seleção de conteúdos.
Keywords : Cultura Escolar; Prática Docente; Socialização do Professor; Saberes Docentes.