Educação: Teoria e Prática
On-line version ISSN 1981-8106
Abstract
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi and PASTANA, Marcela. Análise do tema bullying em revistas femininas para adolescentes. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.45, pp.179-196. ISSN 1981-8106.
Práticas de violência como agressões físicas e verbais, provocações, humilhações e exclusões que ocorrem principalmente entre jovens nas escolas são chamadas de bullying e o objetivo deste estudo qualitativo-descritivo foi investigar como este fenômeno é representado pelas revistas direcionadas para garotas adolescentes. A análise foi realizada em 15 matérias de quatro revistas brasileiras: Capricho, Todateen, Atrevida e Yes Teen a partir de categorias temáticas: 1) Definições e explicações sobre o bullying; 2) Propostas das revistas para o enfrentamento do bullying (2.1 Campanhas e orientações contra o bullying, 2.2 Conselhos sobre como agir diante do bullying, 2.3 Exemplos de "superação" para quem sofreu bullying e 2.4. Conselhos dados a quem pratica o bullying). Foi identificada e discutida a presença de hierarquias, estereótipos e do incentivo à competição. Há a predominância de padrões normativos e excludentes, conselhos que individualizam a questão e ausência de reflexão crítica.
Keywords : Bullying; Mídia; Adolescência.