Educação: Teoria e Prática
On-line version ISSN 1981-8106
Abstract
BORGES, Laura; GUALDA, Danielli Silva and CIA, Fabiana. Relação Família e Escola e Educação Especial: Opinião de Professores. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.48, pp.168-185. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n48.012.
A relação entre a família e a escola de crianças, público alvo da educação especial (PAEE), vem sendo apontada como benéfica para o processo de escolarização na escola comum. Considerando a contribuição positiva da parceria entre os pais e os agentes escolares para o desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças, julga-se necessário investigar como ocorre essa relação no contexto da educação infantil, já que essa é a primeira etapa de escolarização das crianças. O objetivo deste estudo foi descrever a relação entre a família e a escola de crianças pré-escolares PAEE matriculadas na escola comum, segundo a opinião de professores. Participaram da pesquisa 20 professoras pré-escolares que lecionavam para crianças PAEE, da rede municipal de ensino. Para responder ao objetivo, as participantes preencheram um questionário que avaliou a relação estabelecida por elas com as famílias de crianças PAEE e as possíveis estratégias que poderiam ser realizadas para estreitar essa relação. A maioria das professoras apontou a socialização como o principal fator da escola que poderia influenciar no sucesso escolar da criança, e que a boa relação família e escola é constituída pela troca de informações e diálogo. Em relação às estratégias utilizadas para se comunicarem com os pais, têm-se com maior frequência as reuniões de pais e o uso de bilhetes. Aproximadamente metade das professoras apontou que informava os pais sobre o desenvolvimento e aprendizagem da criança, a fim de ajudá-los no processo de escolarização na escola comum. Esses resultados podem nortear intervenções a serem desenvolvidas com pais e professores, a fim de estreitar tal relação.
Keywords : Relação Família e Escola; Educação Especial; Educação Infantil.