Educação: Teoria e Prática
On-line version ISSN 1981-8106
Abstract
OLIVEIRA, Jaqueline dos Santos. Algumas reflexões sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em um estudo de caso. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.50, pp.474-489. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n50.474.
O presente artigo apresenta alguns resultados de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi caracterizar e analisar o Programa Bolsa Creche e as condições de oferta em instituições de educação infantil municipal e privada concessionária. Procura-se aqui apresentar uma reflexão/análise sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil como instrumento de coleta de dados, em duas instituições integrantes do programa e em uma instituição municipal, apontando seus limites e possibilidades. A abordagem metodológica utilizada para a realização do estudo foi qualitativa, por encontrar neste processo um conjunto de instrumentos investigativos adequados à análise do objeto a ser estudado. Para coleta de dados foram realizadas observações, entrevistas, análise documental e avaliação por meio dos Indicadores. Os resultados permitem constatar que os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, constituem-se um importante instrumento de avaliação e planejamento, no entanto, observa-se como desafios: o uso do instrumento, a mobilização da comunidade escolar, o tempo separado para avaliação e o compromisso e esforço coletivo na melhoria da qualidade das instituições de educação infantil.
Keywords : Educação Infantil; Indicadores de Qualidade; Avaliação.