Educação: Teoria e Prática
On-line version ISSN 1981-8106
Abstract
JACO, Juliana Fagundes and ALTMANN, Helena. Educação Física Escolar e Gênero: Influências de fora da escola na participação em aulas. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.51, pp.19-35. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p035.
A participação em aulas de educação física é assunto complexo, pois inúmeros fatores levam alunos/as a participarem das atividades de aula de diferentes maneiras. Esta pesquisa analisa como que a maneira de participar da aula é influenciada por experiências advindas fora da escola. Neste caminho, busca analisar as seguintes questões: como que as ações e discursos familiares influenciam nas diferentes participações de meninas e meninos, como que as participações em atividades corporais fora da escola, em instituições formais de ensino, influenciam nas participações, e, ainda, como que expectativas e entendimentos sobre práticas corporais para cada gênero influência participações distintas quando comparamos meninos e meninas. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações de aulas em quatro turmas de 8º ano de duas escolas públicas do município de Campinas-SP. Os apontamentos desta pesquisa indicaram que as experiências e conhecimentos sobre o corpo e o movimento trazidas de fora da escola exercem grande influência sobre qual lugar alunos/as ocupavam nas aulas. O meio cultural no qual estavam inseridos/as possibilitou experiências e entendimentos distinto para cada um/a sobre os saberes que circulam nas aulas de educação física, sobre corpo e gênero e que contribuíram nas diferentes maneiras de participar das aulas.
Keywords : Educação Física; Gênero; Participação.