SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue59THE ENGLISH TEACHER IN THE ELEMENTARY SCHOOL: PROFILE, PERCEPTIONS AND PRACTICESEDUCATION IN AGENDA 2030 AND CONSTITUTIONAL AMENDMENT Nº 95: AN EROSION OF THE EDUCATION RIGHTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

GONCALVES, Mariana Brück; JULIANI, Sama de Freitas  and  SANTOS, Laísa Maria Freire dos. ABORDAGENS DO TEMA MUDANÇAS CLIMÁTICAS NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.59, pp.643-661.  Epub Jan 01, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p643-661.

O tema mudanças climáticas constitui um objeto de investigação em diferentes áreas, incluindo o ensino de ciências. Neste trabalho, buscamos descrever diferentes abordagens das mudanças climáticas nas pesquisas em ensino de ciências. Para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico em revistas da área do ensino de ciências e em trabalhos completos apresentados no ENPEC, no período de 2004 a 2014. Foram levantadas 15 publicações, nas quais observamos que o tema mudanças climáticas é trabalhado a partir da noção de temas controversos; com objetivos de divulgação científica; por meio de processos de alfabetização científica ou por meio da contextualização de conteúdos do ensino de ciências.

Keywords : Mudanças Climáticas; Ensino de Ciências; Controvérsias Sociocientíficas; Levantamento Bibliográfico..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )