Educação: Teoria e Prática
Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106
Abstract
RIVAS, Silvia F.; SAIZ, Carlos and ALMEIDA, Leandro S.. PENSAMENTO CRÍTICO E O DESAFIO DA SUA AVALIAÇÃO. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e30. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14706.
As mudanças sociais e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas levam-nos a dar maior importância ao desenvolvimento de competências transversais no sistema educativo, em particular no ensino superior. Ao pensamento crítico (PC) aplicam-se as melhores competências intelectuais que possuímos, mas esse constructo ainda requer maior precisão conceitual e muito mais esforço na sua verificação empírica. A proposta que apresentaremos oferece uma solução para essa confusão de ideias e uma forma de avaliar as habilidades do PC. Essa avaliação nos apresenta um diagnóstico do nível (suficiente ou insuficiente) das competências transversais, com base na estrutura curricular e nos processos de ensino-aprendizagem no ensino superior, o que nos permitirá oferecer propostas de melhoria, se necessário. Uma das principais dificuldades do PC consiste em unir habilidades de argumentação e explicação com outras como a tomada de decisão e a resolução de problemas. Conscientes da importância dessa questão, focaremos a nossa análise numa nova forma integrada de avaliar o PC. Essa proposta e os primeiros estudos de sua validação são apresentados, em particular a sua relação com o desempenho acadêmico. Por fim, apontaremos algumas sugestões de mudança no ensino superior.
Keywords : Pensamento Crítico; Ensino e Avaliação; Ensino Superior; Competências Transversais.