SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Critical and emacipatory environmental education: pandemic and environment at the crossroads of the political eyeThe influence of Durkheim’s functionalism on brazilian vocational and industrial schools (1946-1961) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

VIEIRA, Rodrigo Moreira; SOARES FILHO, Gracinaldo da Silva; COSTA, Carla dos Santos  and  CORREA, Marcelo Rangel. A luta pelo não fechamento da escola no campo: reflexões sobre a relação entre identidade territorial e mobilização política a partir da Comunidade São Tomé, Ilha do Marajó. Educ. Teoria Prática [online]. 2022, vol.32, n.65, e07. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15380.

Este trabalho tem como objeto o processo de mobilização social pelo não fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil São Tomé, localizada na comunidade de mesmo nome, em detrimento de processos de nucleação escolar ocorridos na estrutura de ensino no meio rural do Pará. De acordo com pesquisa levantada por alunos da graduação em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Breves, como será observado, é possível afirmar que houve uma importância fundamental da identidade territorial no processo de mobilização de resistência pela manutenção da escola mencionada, o que, por seu turno, reforçou ainda mais a identidade territorial dos comunitários.

Keywords : Mobilização; Campo; Nucleação; Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )