SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66Humanity, reason and practical educationThe portuguese language textbook: a study of the Apis Collection, 1st to 5th year author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SOARES, Adriana Benevides; SANTOS, Jaqueline de Carvalho Augusto da Hora; ROCHA, Hayumy Lima  and  UHR, Fatima Regina Brito. As habilidades sociais dos personagens da Turma da Mônica. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e7.  Epub Nov 30, 2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s15968.

O presente artigo é um estudo de caráter descritivo que teve por objetivo identificar com que frequência as interações socialmente competentes dos personagens da Turma da Mônica (Mônica, Magali e Cascão) aparecem nas histórias, bem como os problemas de comportamento internalizantes e externalizantes. Foram utilizadas revistas em quadrinhos publicadas no período de janeiro a agosto de 2020. Os resultados mostraram que, apesar de os problemas de comportamento externalizantes estarem presentes, estes ocorrem em menor frequência do que os comportamentos socialmente competentes. As habilidades sociais foram identificadas em suas classes e subclasses para os personagens ao longo das histórias. Conclui-se que os personagens podem ser considerados socialmente competentes, podendo servir de modelos comportamentais e como recurso psicoeducativo.

Keywords : Habilidades sociais; Turma da Mônica; Infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )