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Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SOUZA, Janaína Moreira Pacheco de  and  MORAES GONCALVES, Janaína Fernandes Rebello de. O EMPODERAMENTO DA ESCRITA NA ESCOLA: Cenas de uma aula de produção textual. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.90-100.  Epub Aug 25, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26210.

Este artigo discute a intrínseca relação entre os processos de aprendizagem da escrita na escola e a postura pedagógica do professor enquanto mediador deste processo. Para subsidiar este diálogo, apresento resultados de uma reflexão realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio, sobre a apreensão da escrita no momento da avaliação, tendo em vista que, observa-se um distanciamento qualitativo entre os resultados destas verificações e os debates temáticos realizados anteriormente. O material produzido por eles, após a discussão, evidenciou questões que giram em torno de uma prática pedagógica da “escrita modelo”, como algo pragmático e tecnicista. O “medo” também aparece como fator inibidor da produção textual, sendo representado por termos como “tenho dificuldade”, “não consigo colocar no papel o que penso” ou “é muito difícil”. Pensar sobre essas justificativas é ter em mente que a responsabilização do processo de escrever é algo criticável, criando marcas negativas sobre o ato de escrever. A memória afetiva do prazer em produzir textos na infância foi recorrente nos apontamentos dos alunos, sugerindo um paradoxo entre a representação da escrita nessa fase e o seu custo nos dias atuais. Com o intuito de compreender a vivência da escrita na escola desses alunos, é importante refletir sobre a necessidade de ajustamento no ensino que rompa paradigmas e não supervalorize a técnica em detrimento ao pensamento. Ao professor, fica o desafio de repensar uma prática em sala de aula que contemple a diversidade de seus alunos e valorize o ato de escrever como possibilidade de expressão de maneira autoral.

Keywords : produção textual; prática pedagógica; aprendizagem significativa.

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