SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue50THE BEGINNING OF THE PROFESSION: AN IMPORTANT STEP IN THE FORMATION OF TEACHER PROFESSIONAL IDENTITY>INTERCULTURAL CRITICAL CURRICULUM AT SCHOOL: EDUCATION THAT MAKES A DIFFERENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

DAHMER, Carin Cristina  and  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. APROPRIAÇÕES NOS TERRITÓRIOS CURRICULARES: Cartografando de-formações na história da arte. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.50, pp.119-134.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.28711.

Este artigo aborda os territórios curriculares a partir de um currículo escolar experienciado nas aulas de artes do ensino fundamental ao articular a temática da história da arte. Considera os planejamentos escolares a partir das relações entre os conceitos: apropriação, Archer (2012) e Argan (2006); linhas de vida de Deleuze e Guattari (2012). Objetivou-se potencializar o currículo pelo viés da de-formação (SILVA, 2004), no que tange aos seus possíveis desvios. A metodologia adotada foi a cartografia como forma de perceber os percursos de uma docência em vias de se fazer. Assim, percebeu-se como resultado as potencialidades da composição de um currículo, a partir de algumas brechas, concluindo como percurso possível o entrelaçamento da história da arte a um tempo presente.

Keywords : docência; currículo e apropriações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )