SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue51GENDERS AND SEXUALITIES PRACTICED IN DISSIDENT CURRICULUM IN/WITH THE DAILY SCHOOL ACTIVITIESTHE DANGERS OF NO PARTY SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

RANNIERY, Thiago. CURRÍCULO, SOCIALIDADE QUEER E POLÍTICA DA IMAGINAÇÃO. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.52-67.  Epub Mar 10, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.30593.

O artigo explora como a invenção do parentesco torna-se uma questão curricular ao apontar sua força instauradora de formas de estar no mundo. O argumento desenvolvido é que a socialidade queer está deslocando o currículo de projetos de reconhecimento de identidade para uma composição de laços que permitem tanto a sobrevivência quanto experimentação da existência. Reativar o currículo como uma trama insubstancial é habitar uma política de imaginação que questiona fronteira entre vida e currículo, recola a alteridade como um movimento imparável e indica a necessidade de imaginar categorias transversais de pensamento que escapem ao dualismo e ao determinismo.

Keywords : Socialidade Queer; Imaginação; Alter-política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )